segunda-feira, 12 de abril de 2010

FILOSOFIA MEDIEVAL OU FILOSOFIA CRISTÃ

FILOSOFIA MEDIEVAL OU FILOSOFIA CRISTÃ
--
INTRODUÇÃO
--
Parece existir certa controversia na demarcação da Filosofia Medieval, pelo menos quanto ao seu início. José Silveira da Costa, professor da UFRJ, propõe que a Filosofia Medieval se inicia no século I depois de Cristo. Nessa postagem, utilizaremos essa sugestão. Assim, podemos considerar que a Filosofia Medieval se inicia no século I e vai até o século XIV depois de Cristo. Também, podemos afirmar que a Filosofia Medieval teve forte influência do cristianismo, do platonismo e do aristotelismo.
A Filosofia Cristã se divide em dois momentos: a Patrística e a Escolástica. A Patrística se estende dos séculos I até o V; enquanto a Escolástica se estende dos séculos X até o XIV.
Um dos principais interesses filosóficos dessa época é o conflito entre FÉ e RAZÃO. Todos os pensadores dessa época podem ser considerados cristãos, mas alguns deles lidaram com questões filosóficas que iam de encontro a alguns dogmas do cristianismo. Do mesmo modo, algumas verdades da fé criaram alguns problemas para quem tentou unir fé e razão.
Assim, o conflito entre e fé e razão, ou entre Teologia e Filosofia promoveu interessantes análises e debates. Afinal, a fé é superior a razão? A razão é superior a fé? Ou as duas possuem o mesmo nível de importância? Obviamente,
Categories:

2 comentários: