sábado, 22 de agosto de 2009

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA (C1): FILOSOFIA ANTIGA

FILOSOFIA ANTIGA: LINKS PARA VÍDEOS

A Filosofia nasce na Grécia Antiga. Nesse primeiro momento, convencionou-se chamar a essa Filosofia de Filosofia Antiga. Podemos estabelecer que a Filosofia Antiga começa por volta do século VI antes de Cristo (a.C.) e vai até o início da Era Cristã.
Os primeiros filósofos, também conhecidos como filósofos pré-socráticos, aparecem na Jônia. Entre os principais representantes da escola Jônica podemos citar: TALES DE MILETO, ANAXIMANDRO E ANAXÍMENES.
Também, entre os milesianos, podemos destacar a figura de HERÁCLITO DE ÉFESO. A filosofia de Heráclito está exposta numa série de fragmentos e possui elementos em comum com os três filósofos anteriormente citados. Por exemplo, ele também estava preocupado com a Arché. O princípio de tudo, para Heráclito, pode ser considerado o Fogo.
Porém, ele centrou seus esforços na tentativa de melhor entender o movimento ou o dinamismo do universo ou o devir (vir a ser, tornar-se). Heráclito acreditava que "Tudo Flui". Esse fluir acontece porque há um contínuo conflito de contrários (exemplos: quente-frio, baixo-alto, seco-úmido, belo-feio etc.). Os contrários estão em uma eterna guerra. Porém, essa guerra é também paz e harmonia. O sentido de paz só é alcançável se entendermos o sentido da guerra. Dessa maneira, no próprio devir já se encontra a harmonia dos contrários.
Contrário ao pensamento Heraclítco, PARMÊNIDES DE ELÉIA achava que o movimento não representava a realidade. O movimento era algo aparente. Para ele, a realidade era única, imóvel, imutável, eterna (sem princípio e sem fim), completamente preenchida e indivisível. Assim, "tudo é um" caracteriza o monismo parmediano. A imutabilidade de sua filosofia pode ser encontrada no Poema de Parmênides; nesse poema ele afirma que "o ser é, o não-ser não é".
Os filósofos pré-socráticos influenciaram o pensamento de SÓCRATES o qual inaugurará uma nova fase na Filosofia Grega. Importante ressaltar que Sócrates, Platão e Aristóteles foram inimigos dos SOFISTAS, considerados relativistas e inimigos da verdade. Essa busca pela verdade pode ser melhor percebida na Alegoria da Caverna de Platão. Nesse experimento de pensamento, Platão tentou mostrar, entre outras coisas, que o filósofo deve buscar sempre a verdade, mesmo que isso acarrete problemas para a própria vida. Também, na Alegoria da Caverna, a Teoria das Idéias será colocada. Nessa teoria, percebemos o dualismo da metafísica platônica. Esse dualismo separa o que seja o conhecimento sensível do conhecimento verdadeiro, ou racionalmente orientado.


FILOSOFIA ANTIGA: HISTÓRIA EM QUADRINHOS SOBRE OS PRÉ-SOCRÁTICOS

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO


Link para o texto "O QUE É SOCIOLOGIA" de MARTINS, Carlos Benedito

Material de estudo
Capítulo primeiro: O surgimento
Capítulo segundo: A formação

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO


Resumo/Síntese do texto Raça e História de Lévi-Strauss (Pedagogia, 2º Semestre)

Observação: esse resumo é apenas uma pequena orientação!